Pesquisar

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Hospital Evangélico de Rio Verde completa 73 anos


Os 73 anos de história da instituição serão comemorados com uma programação

diversificada que inclui simpósio para profissionais e estudantes, homenagens e o tradicional bolo de aniversário


Confira a programação completa


Um dos mais conhecidos de Goiás, o Hospital Evangélico de Rio Verde completará mais de sete décadas de história. A data será lembrada pela direção da instituição com uma programação diversificada que terá início no dia 13 de setembro com o simpósio “O Cuidado Multidisciplinar de Saúde”, seguindo com homenagens e finalizando no dia 17, com a presença dos diretores do HPDG, do governador Alcides Rodrigues, do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, da secretária estadual da Saúde, Irani Ribeiro, do prefeito de Rio Verde, Juraci Martins, prefeitos de diversas cidades da região, presidentes de entidades, dentre outros.

História

A história do Hospital Evangélico, chamado hoje de Hospital Presbiteriano Dr. Gordon, teve início na década de 30 com a vinda do casal americano Donald C. Gordon e Helena Gordon enviados para o Brasil pela Igreja Presbiteriana dos EUA para a Missão Brasil Central.

Em Rio Verde construíram o Hospital Evangélico beneficiando várias pessoas com esta iniciativa. Médico e missionário, dr. Gordon sempre cuidou dos dois lados da saúde: a física e a espiritual, passando a ser este o objetivo principal do trabalho desenvolvido pelo hospital: Salvar vidas como um todo: espírito e corpo.


Em números

O Evangélico é uma entidade de caráter filantrópico, classificado como hospital de médio porte e formado por unidades de internação com 118 leitos. Seu sistema comporta uma unidade de pronto atendimento, responsável pelo maior número de atendimentos da região, abrangendo 27 municípios e uma população de 600 mil habitantes, uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI); centro cirúrgico bem equipado e ainda um centro obstétrico.

A instituição dispõe de serviço auxiliar de diagnóstico e terapia, mantendo o setor de radiologia com aparelhos de Raios-x, litotripsia, tomografia computadorizada e ultra-sonografia e o setor de análises clínicas. Tem ainda parcerias para realizar serviços de diálise peritoneal e hemodiálise e de procedimentos em hemodinâmica.


Responsabilidade Social

O hospital também mantém um serviço social, com profissionais da área, que assiste pessoas carentes de todo o Sudoeste do Estado, encaminhando-as para atendimento médico, hospitalar e exames complementares. A remuneração dos serviços médicos hospitalares pelos assistidos é de acordo com a classificação do paciente, podendo até ser gratuita. Complementando a missão social do hospital, é mantida uma creche gratuita para os filhos de seus colaboradores e o Projeto Pão da Vida, que é uma parceria com a Missão Presbiteriana Americana e consiste na doação de cestas básicas a 100 famílias carentes.


Conquistas

Em 1975, a Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos doou o hospital para a Igreja Presbiteriana do Brasil, que é representado pelo Conselho Deliberativo com as seguintes instituições: Supremo Concílio da IPB, Sínodo Sudoeste de Goiás, Presbitério Sudoeste de Goiás, e as cinco Igrejas Presbiterianas de Rio Verde.

Em 1997 o Reverendo Eudóxio Santos foi enviado aos EUA para restabelecer esta parceria que tem se consolidado ao longo dos anos. Em 2000, oito igrejas da PC da Carolina do Norte, Estados Unidos, fizeram uma doação para a construção da Capela do Hospital e dezenas de outras parcerias foram firmadas para o crescimento da instituição.

Em 2001, vieram 42 norte-americanos de oito igrejas presbiterianas da Carolina do Norte, os quais construíram a Capela do hospital, que se tornou um marco físico da presença do evangelho na instituição. A Capelania do Hospital tem 60 voluntários para o trabalho de visitação e evangelização, que são treinados e assistidos pelo capelão, Rev. Eudoxio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo