Uma comitiva com os principais hospitais filantrópicos de Goiás foi recebida pelo Dr. Antônio Faleiros, atual Secretário Estadual de Saúde e médico honorário do HPDG. A reunião marcada através do Deputado Federal João Campos serviu para apresentar e dar o pontapé inicial nos trabalhos que serão realizados pelos filantrópicos junto à SES (Secretaria Estadual de Saúde).
Na ocasião, Elézer Ataídes, Diretor Geral do HPDG, parabenizou Faleiros por sua nomeação ao cargo de secretário e afirmou: "não é uma tarefa fácil, mas todos sabemos de sua competência para exercê-la e estamos otimistas com sua gestão".
|
Dr. Antônio Faleiros, Dep. João Campos, Elézer Ataídes e Johnathan Medeiros.
_______________________________________________________________________________
Entidades filantrópicas defendem ação integrada com poder públicoNota publicada em: www.saude.go.gov.br Representantes de hospitais e entidades filantrópicos de Goiás se reuniram, na tarde desta terça-feira (18), com o secretário Estadual de Saúde, Antônio Faleiros para discutir a atual situação das entidades no Estado. No encontro, foram apresentadas ao secretário as principais dificuldades enfrentadas pelas instituições e também sugeridas propostas para melhorar o atendimento na saúde pública da população goiana. O presidente da Federação das Santas Casas, José Roldão Gonçalves Barbosa elogiou a postura e capacidade de propor soluções do secretário Antônio Faleiros e classificou como altamente positivo o diálogo aberto com o governo.
De acordo com José Roldão, 40% dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) são atendidos em hospitais filantrópicos. Existem cerca de 60 entidades atuando em todas as regiões do Estado - só hospitais são 33. Ele afirma ainda que estes hospitais têm condições de atender pacientes de alta e média complexidade, sendo possível solucionar os problemas no local.
“Os representantes (entidades filantrópicas) nos sinalizaram sobre a dificuldade financeira das instituições e também propor parcerias com a Secretaria. O próximo passo será ouvir individualmente cada um deles”, ponderou o secretário Antônio Faleiros.
O presidente do Hospital e Maternidade São Marcos de Itumbiara, Idercy Cabral de Castro, alega que o maior desafio das entidades é equilibrar o fluxo de caixa. Os representantes defenderam uma ação integrada do poder público com as entidades. Para isso, uma comissão formada por representantes das entidades e Secretaria da Saúde (SES-GO) vai estudar a viabilidade de uma central de regulação controlada pelo Estado e de uma rede filantrópica de referência. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário