Pesquisar

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

HPDG instituiu Núcleo de Segurança do Paciente

O Hospital Presbiteriano Dr. Gordon saiu na frente e já instituiu o seu Núcleo de Segurança do Paciente, comissão obrigatória para todas as instituições de saúde a partir de dezembro desse ano.
A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC 36/2013) foi publicada no dia 26 de julho e se aplica aos serviços de saúde públicos e privados, filantrópicos, civis ou militares, incluindo aqueles que exercem atividades de ensino e pesquisa.
Com a RDC 36/2013, cada serviço de saúde deverá estruturar, em 120 dias, o Núcleo de Segurança do Paciente (NPS), que irá desenvolver um Plano de Segurança do Paciente (PSP). O Plano deve estabelecer estratégias e ações de gestão de risco para a identificação do paciente, a higiene das mãos, a segurança cirúrgica, os cuidados com a prescrição, o uso e a administração de medicamentos, entre outros.
Os princípios do Plano são atuar na melhoria contínua dos processos de cuidado e do uso de tecnologias da saúde, na disseminação sistemática da cultura de segurança, na articulação e na integração dos processos de gestão de risco e na garantia das boas práticas de funcionamento do serviço de saúde.  O PSP do HPDG será elaborado nas próximas reuniões do núcleo e divulgado a todos os colaboradores da unidade.
Será de responsabilidade do Núcleo (NSP) realizar a notificação dos eventos adversos ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, como quedas de pacientes, infecções hospitalares e o agravamento da situação de saúde por falhas ocorridas durante a cirurgia, em até quinze dias após a ocorrência, com exceção para os casos que resultar em morte, os quais deverão ser notificados em até 72 horas.
Para Valdnei de Oliveira, Diretor Geral do HPDG, as diretrizes desta resolução vem de encontro às práticas e ações previamente planejadas pelo hospital, com foco na segurança do paciente e qualidade dos atendimentos prestados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo