Pesquisar

sexta-feira, 1 de abril de 2016

TREINAMENTO SOBRE H1N1, TIRA DÚVIDAS E PREPARA OS COLABORADORES DO HPDG PARA A PREVENÇÃO CONTRA O VÍRUS.

Nos últimos dias em Rio Verde, vivemos momentos de tensão devido os casos de gripe H1N1.  O vírus chegou com tudo, antes mesmo do inverno, uma situação atípica antes da campanha nacional de vacinação. A gripe vem causando medo não só em nossa cidade, já são inúmeros casos confirmados em São Paulo, Rio de Janeiro e em várias cidades do Brasil.
No HPDG, foi realizado um treinamento nos dias 30 e 31 de março, para informar e preparar os colaboradores para a crise da gripe. Os colaboradores ficaram a par da situação e receberam treinamentos específicos para o atendimento aos pacientes com sintomas do vírus e, de prevenção contra possíveis situações, onde os colaboradores possam sofrer exposição ao vírus.
A palestrante Marina Porto, enfermeira do nosso CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar), nos passou informações importantes e tirou muitas dúvidas sobre cuidados e prevenção. Segue abaixo os principais aspectos, sintomas e medidas de prevenção contra o vírus H1N1.

ASPECTOS CLÍNICOS: O período de incubação da influenza dura de um a quatro dias. A transmissibilidade em adultos ocorre principalmente 24 horas antes do início dos sintomas e dura até três dias após o final da febre.

SINAIS E SINTOMAS: Febre; Calafrios; Mal-estar; Cefaleia; Mialgia; Dor de garganta; Artralgia; Prostração; Rinorreia e Tosse seca.

PODEM AINDA ESTAR PRESENTES: Diarreia; Vômito; Fadiga; Rouquidão e Hiperemia Conjuntival.

MEDIDAS PARA PREVENÇÃO: Frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento; Utilizar lenço descartável para higiene nasal; Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; Higienizar as mãos após tossir ou espirrar; Não compartilhar objetos de uso pessoal; como talheres, pratos, copos ou garrafas; Manter os ambientes bem ventilados; Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza; Evitar sair de casa em período de transmissão da doença; Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados); Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos; Orientar o afastamento temporário (trabalho, escola etc.) até 24 horas após cessar a febre e ATENÇÃO para a vacina, ela é a principal medida utilizada para prevenção.


Oriente-se sobre os sintomas e fique atento, a prevenção é o melhor remédio.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo