Pesquisar

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

NOTA DE FALECIMENTO


NOTA DE FALECIMENTO

Dr. Benjamin Spadoni, faleceu nesta manhã (27/08/2018), em nosso hospital, onde foi medico, cirurgião e diretor. Presbítero Emérito da Igreja Presbiteriana Aliança, foi presidente do Presbitério Sudoeste de Goiás por várias vezes, um irmão e amigo. A Deus nossa gratidão pela vida do Dr. Benjamin e a Dona Nelci, Lenise, Bruno, Lila, Joel, Yara e Valdeci e a toda família o consolo de Deus.



Dr. Benjamin Spadoni.

Seu relacionamento com o Hospital Presbiteriano Dr. Gordon iniciou antes mesmo de se formar médico. Em suas férias da faculdade, Benjamin vinha para Rio Verde trabalhar e aprender o ofício de médico com Dr. Gordon e Dr. Carlos Patrício.

Logo que se formou em Medicina, pela Universidade Federal do Paraná em dezembro de 1962, mudou-se para Rio Verde, juntamente com sua esposa Nelci Spadoni, em janeiro de 1963 para trabalhar no HPDG. Nesta época o hospital contava com 20 leitos, divididos em 3 enfermarias: masculina, feminina e pediatria.

Nos anos de 1966 e 1967 foi enviado pela Missão Presbiteriana do Brasil Central ao Saint Francis Hospital in Whichita, Kansas, para estudar Patologia e Citologia. Tal fato foi importante para o Hospital para fortalecer ainda mais os exames realizados do laboratório. No período que residiu nos EUA, foi aprovado no ECFMG (Educational Commission for Forein Medical Graduates) exame que habilita o médico estrangeiro a praticar a medicina nos EUA.

Quando retornou ao hospital, foi professor da Escola de Enfermagem Cruzeiro do Sul por longos anos. Assumiu a Direção do Hospital por 25 anos, alternando a mesma com os médicos Dr. Paulo de Tárcio Álvares e Dr. José Marques Ferreira. Neste período foi construída a ala nova do hospital. Isto se deu na década de 1970.

Quando a Missão Presbiteriana do Norte dos Estados Unidos se retirou do Brasil, as doações americanas destinadas ao hospital cessaram e por isso tornou-se necessário credenciar o hospital ao INPS e também de criar o Serviço Social nos moldes do Hospital São Camilo (SP) e do Hospital Geral de Goiânia.

Foi um dos idealizadores e motivador da construção da UTI neste hospital. Nos anos que dedicou ao hospital exerceu a medicina com dignidade e excelência principalmente como cirurgião, palavra com a qual gosta de se apresentar. Sua habilidade é reconhecida pelos colegas, motivo pelo qual nomeamos o Centro Cirúrgico em sua homenagem.

Trabalhou no HPDG até 2002, totalizando 39 anos de dedicação exclusiva ao hospital. É membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, assim como anestesista certificado pela Associação Brasileira de Anestesiologia. Foi Diretor Presidente da FESURV e professor de Filosofia no curso de Ciências Contábeis na referida instituição. Mestre em Educação Religiosa pelo Instituto Andrew Jumper da Universidade Presbiteriana Makenzie. Defendeu a dissertação sobre Tratamento da Dependência por Drogas. Nos últimos anos foi tutor do curso de Medicina da UniEvangélica em Anápolis, onde também exerceu a medicina no ambulatório da Missão Vida.

Atualmente aposentado morava em Rio Verde com esposa e família, e se dedicava ao hobby de escritor, hobby que o levou a publicar os livros O Forasteiro ainda em 2007 e O Forasteiro 2 em 2015.



Velório hoje a partir das 13 horas.
Culto Fúnebre amanhã às 12h.
Igreja Presbiteriana Aliança
(Rua Sebastião Arantes, Qd 25 Lt 07 – Res. Canaã, no final da Av. Paulo Campos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo