Pesquisar

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

HPDG faz homenagem ao Dr. Benjamin Spadoni

No dia 16 de setembro, em meio as comemorações de 73 anos do HPDG, em uma cerimônia, Dr. Benjamin Spadoni foi homenageado, dando seu nome ao Centro Cirúrgico. Sua esposa, filhos,amigos, corpo clínico do HPDG, Diretor Geral e Diretor Técnico estavam presentes no descerramento da placa. O momento foi marcado por emoção e agradecimento.

Saiba mais sobre o Dr. Benjamin Spadoni

Seu relacionamento com o Hospital Presbiteriano Dr. Gordon iniciou antes mesmo de se formar médico. Em suas férias da faculdade, Benjamin vinha para Rio Verde trabalhar e aprender o ofício de médico com Dr. Gordon e Dr. Carlos Patrício.

Logo que se formou em Medicina, pela Universidade Federal do Paraná em dezembro de 1962, mudou-se para Rio Verde, juntamente com sua esposa Nelci Spadoni, em janeiro de 1963 para trabalhar no Hospital Evangélico. Nesta época o hospital contava com 20 leitos, divididos em 3 enfermarias: masculina, feminina e pediatria.

Nos anos de 1966 e 1967 foi enviado pela Missão Presbiteriana do Brasil Central ao Saint Francis Hospital in Whichita, Kansas, para estudar Patologia e Citologia. Tal fato foi importante para o Hospital para fortalecer ainda mais os exames realizados do laboratório. No período que residiu nos EUA, foi aprovado no ECFMG (Educational Commission for Forein Medical Graduates) exame que habilita o médico estrangeiro a praticar a medicina nos EUA.


Quando retornou ao HERV, foi professor da Escola de Enfermagem Cruzeiro do Sul por longos anos. Assumiu a Direção do Hospital por 25 anos, alternando a mesma com os médicos Dr. Paulo de Tárcio Álvares e Dr. José Marques Ferreira. Neste período foi construída a ala nova do hospital. Isto se deu na década de 1970.

Quando a Missão Presbiteriana do Norte dos Estados Unidos se retirou do Brasil, as doações americanas destinadas ao hospital cessaram e por isso tornou-se necessário credenciar o hospital ao INPS e também de criar o Serviço Social nos moldes do Hospital São Camilo (SP) e do Hospital Geral de Goiânia.

Foi um dos idealizadores e motivador da construção da UTI neste hospital. Nos anos que dedicou ao hospital exerceu a medicina com dignidade e excelência principalmente como cirurgião, palavra com a qual gosta de se apresentar. Sem dúvida, é difícil separar sua imagem de médico e cirurgião. Sua habilidade é reconhecida pelos colegas, motivo pelo qual nomeamos o Centro Cirúrgico em sua homenagem.

Trabalhou no HPDG até 2002, totalizando 39 anos de dedicação exclusiva ao hospital. É membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, assim como anestesista certificado pela Associação Brasileira de Anestesiologia. Foi Diretor Presidente da FESURV e professor de Filosofia no curso de Ciências Contábeis na referida instituição. Mestre em Educação Religiosa pelo Instituto Andrew Jumper da Universidade Presbiteriana Makenzie. Defendeu a dissertação sobre Tratamento da Dependência por Drogas. Atualmente é tutor do curso de Medicina da UniEvangélica em Anápolis, onde também exerce a medicina no ambulatório da Missão Vida.

Veja as fotos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo