Pesquisar

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Saiba mais sobre a KPC

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HOSPITAL PRESBITERIANO DR. GORDON vem esclarecer sobre a super-bactéria KPC divulgada na mídia em alguns estados do Brasil.

Esta bactéria produz uma enzima (carbapenemase) que inativa os antibióticos de última geração que, na rotina, combateriam as mesmas.

A Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC) é uma enzima que foi identificada inicialmente em Klebsiella pneumoniae pela primeira vez em 2001, nos Estados Unidos, mas pode ser produzida por outras enterobactérias. Assim sendo, as medidas de controle de microrganismos multirresistentes adotadas pelo HPDG, aplicam-se não somente às bactérias portadoras do gene KPC, mas aos demais microrganismos multirresistentes.

A CCIH já estava e continua vigilante nas bactérias multirresistentes, incluindo a KPC. Medidas já foram adotadas anteriormente a este advento como:

- Manter o monitoramento dos microorganismos, através do novo aparelho de cultura automatizada que foi adquirido pelo HPDG;
- Educação continuada com os profissionais sobre a importância da Higienização das mãos;
- Álcool gel disponível para todos nos corredores dos hospitais;
- Aplicação de medidas de precaução de contato para os pacientes.

A CCIH do HPDG está em constante vigilância para que o atendimento aos usuários seja de excelência e qualidade, estando atento às ocorrências descritas no Brasil e no mundo.Confira abaixo um informativo interno sobre o processo correto de lavagem das mãos (clique para aumentar):

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo