Pesquisar

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Dr. José Marques é homenageado na Capela do HPDG

Dr. José Marques e sua esposa no culto
O culto em gratidão à Deus pela vida do Dr. José Marques aconteceu na quarta-feira (19) e emocionou todos os convidados com várias homenagens ao médico Prata da Casa do Hospital Presbiteriano Dr. Gordon (HPDG).
A prece inicial foi realizada pelo Dr. Paulo de Tarcio, médico e amigo do Dr. José Marques que logo após recebeu o carinho de seus netos (Pedro, Carol e Tatiane) cantando um lindo hino de louvor. “O Senhor conhece os que são seus”, afirma Pedro em referência ao avô.
Durante a mensagem conduzida pelo capelão do HPDG, Rev. Eudóxio Santos, o médico homenageado foi comparado com Dr. Gordon, fundador da instituição. “Podemos ver que o Dr. José Marques é um imitador de Cristo, assim como Dr. Gordon foi um dia”, declara Eudóxio.
Dona Corina transbordou lágrimas de muita alegria e gratidão, afirmando que o marido foi um anjo colocado em sua vida. A família, muito emocionada, vibrou com a atitude. Entre tantas outras homenagens no culto que durou quase duas horas, tivemos o Dr. Luís Lourenço, Dr. Aécio de Barros, Pastor Arlindo Ribeiro e do Diretor Geral do hospital, Elézer Ataídes. Sem falar nos médicos do corpo clínico do HPDG que marcaram presença.
“Não encerra aqui a alegria de estar na sua presença, queremos o senhor ainda em nossa instituição”, concluiu Ataídes fazendo menção a novos projetos na parceria do Doutor que está se aposentando após 47 anos prestando serviços ao HPDG.


Vida e profissão
            José Marques Ferreira nasceu na cidade de Cambuí, sul de Minas Gerais, no dia 07 de abril de 1932. Filho produtores rurais, proprietários de uma pequena fazenda, local onde permaneceu até a maioridade. Trabalhando no campo de sol a sol alimentava o sonho de um dia ganhar a vida na capital de São Paulo, há pouco mais de 150 km de onde residia. Juntou suas economias e correu atrás do seu sonho: estudar e trabalhar na grande metrópole.
            Ao chegar em São Paulo começou a trabalhar em um colégio-fazenda, capinando em troca de comida e estudos, na intenção de concluir o ginásio. Começou a se interessar por medicina e conseguiu se transferir para o Colégio Mackenzie, instituição ligada a Missão Central do Brasil, a mesma responsável pela fundação do Hospital Evangélico de Rio Verde, hoje Hospital presbiteriano Dr. Gordon.
            Pagar seus estudos era algo difícil, mas que não lhe preocupava por ser um temente a Deus, e sabia que ele lhe abriria uma porta. Por ser mais velho, deixaram-no cuidar de um grupo de crianças no internato do colégio. Nessa época conheceu os rioverdenses Dr. Ricardo Campos Cruvinel e Paulo Roberto Cunha, ex prefeito de Rio Verde, ambos estudantes do colégio.
 Concluiu o curso científico em 1957 e prestou vestibular para medicina na Universidade Federal do Paraná no ano seguinte, sendo aprovado sem nunca ter frequentado cursinhos. Durante o curso, vinha à Rio Verde nas férias para fazer estágio extra-curricular. Aprendeu muito e se apaixonou pela cidade e seus habitantes que o tratavam com muita consideração. Casou-se em 1962 e se formou em 1963, logo após mudou-se para Rio Verde com a esposa Corina Eunice Magalhães Ferreira. Teve dois filhos e seis netos goianos e Rioverdenses. Fundou a Igreja Presbiteriana do Parque Bandeirantes e a Igreja Presbiteriana Independente, também na cidade de Rio Verde. Foi perito no INSS por 12 anos, médico do corpo clínico do HPDG por 47 anos e Diretor em três períodos dessa instituição.
Assim como a filosofia do HPDG, praticou a filantropia em cada ano de sua profissão, às vezes até devolvendo a quantia paga pela consulta, para que o paciente pudesse comprar seus remédios. Muitas pessoas já vieram a esse mundo por suas mãos, e muitas outras salvas através de sua intervenção com a benção de Deus, o responsável, de acordo com Dr. José Marques, por todas suas ações.


 Veja as fotos do culto:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo