Pesquisar

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Secretário Estadual de Saúde recebe comitiva dos hospitais filantrópicos em seu gabinete

      Uma comitiva com os principais hospitais filantrópicos de Goiás foi recebida pelo Dr. Antônio Faleiros, atual Secretário Estadual de Saúde e médico honorário do HPDG. A reunião marcada através do Deputado Federal João Campos serviu para apresentar e dar o pontapé inicial nos trabalhos que serão realizados pelos filantrópicos junto à SES (Secretaria Estadual de Saúde). 
     Na ocasião, Elézer Ataídes, Diretor Geral do HPDG, parabenizou Faleiros  por sua nomeação ao cargo de secretário e afirmou: "não é uma tarefa fácil, mas todos sabemos de sua competência para exercê-la e estamos otimistas com sua gestão".
Dr. Antônio Faleiros, Dep. João Campos, Elézer Ataídes e Johnathan Medeiros.



_______________________________________________________________________________

Entidades filantrópicas defendem ação integrada com poder público

Nota publicada em: www.saude.go.gov.br

  
Representantes de hospitais e entidades filantrópicos de Goiás se reuniram, na tarde desta terça-feira (18), com o secretário Estadual de Saúde, Antônio Faleiros para discutir a atual situação das entidades no Estado. No encontro, foram apresentadas ao secretário as principais dificuldades enfrentadas pelas instituições e também sugeridas propostas para melhorar o atendimento na saúde pública da população goiana.   O presidente da Federação das Santas Casas,  José Roldão Gonçalves Barbosa elogiou a postura e capacidade de propor soluções do secretário Antônio Faleiros e classificou como altamente positivo o diálogo aberto com o governo.

 De acordo com José Roldão, 40% dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) são atendidos em hospitais filantrópicos. Existem cerca de 60 entidades atuando em todas as regiões do Estado - só hospitais são 33. Ele afirma ainda que estes hospitais têm condições de atender pacientes de alta e média complexidade, sendo possível solucionar os problemas no local.

“Os representantes (entidades filantrópicas) nos sinalizaram sobre a dificuldade financeira das instituições e também propor parcerias com a Secretaria. O próximo passo será ouvir individualmente cada um deles”, ponderou o secretário Antônio Faleiros.

O presidente do Hospital e Maternidade São Marcos de Itumbiara, Idercy Cabral de Castro, alega que o maior desafio das entidades é equilibrar o fluxo de caixa. Os representantes defenderam uma ação integrada do poder público com as entidades. Para isso, uma comissão formada por representantes das entidades e Secretaria da Saúde (SES-GO) vai estudar a viabilidade de uma central de regulação controlada pelo Estado e de uma rede filantrópica de referência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo