Pesquisar

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Nova autoclave diminui riscos de infecção no HPDG


Ao findar do mês de Junho, o Hospital Presbiteriano Dr. Gordon adquiriu, através da doação de nosso Corpo Clínico, uma nova Autoclave, no modelo Automático Horizontal AC 523B, para 523 Litros. Autoclave é um aparelho utilizado para esterilizar artigos através do calor úmido sob pressão.

De acordo com Marina Porto, enfermeira responsável pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, esse novo equipamento vai aumentar a capacidade do HPDG de esterilizar materiais e com isso ajudar na redução de infecções causadas por microorganismos.


Saiba mais sobre a Esterilização

Por Anamaria Giraldi – Enfermeira chefe do HPDG

Esterilização é a eliminação ou destruição completa de todas as formas de da vida microbiológica dos materiais e equipamentos de uso hospitalar. É diferente de limpeza e diferente de assepsia.
Existem várias técnicas de esterilização, que apresentam vantagens e desvantagens. Contudo a técnica usada mais regularmente é a autoclavagem.. Desde os primórdios das atividades referentes à área de saúde, o ser humano tem-se batido com o fator infecção, sendo freqüentemente derrotado. Essas derrotas, porém, vêm, através da história, diminuindo em número devido às atenções que gradualmente foram sendo dispensadas à limpeza, à higiene, às boas condições ambientais e alimentares, evoluindo para a desinfecção e a esterilização de materiais hospitalares,
O setor de esterilização da Central de Material e Esterilização (CME) é responsável pela esterilização dos materiais. Esta área destina-se à instalação dos equipamentos utilizados para a esterilização de materiais pelos métodos físicos e químicos.
A prática da esterilização visa a incapacidade de reprodução de todos os organismos presentes no material a ser esterilizado, causando a morte microbiana até que a probabilidade de sobrevivência do agente contaminante seja menor que 1:1.000.000, quando um objeto pode então ser considerado estéril.
O conhecimento das várias formas de transmissão de infecções e dos processos de limpeza, desinfecção e de esterilização são imprescindíveis para reduzir esta causa de aumento da morbidade e mortalidade hospitalar. vapor quente sob pressão é o método mais usado para esterilização de materiais médico-hospitalares do tipo crítico. Este tipo de processo é realizado em autoclaves.
Os equipamentos utilizados para este método de esterilização são as autoclaves. Estas se constituem basicamente de uma câmara em aço inox, com uma ou duas portas, possui válvula de segurança, manômetros de pressão e um indicador de temperatura. O processo de esterilização pelo vapor saturado sob pressão é o método mais utilizado e o que maior segurança oferece ao meio hospitalar Sua eficácia depende da penetração do vapor saturado sob pressão nos pacotes ou caixas, a uma determinada temperatura, durante certo tempo.
A qualidade dos serviços de um estabelecimento hospitalar deveria ser avaliada pelas qualidades técnicas de instalação e, principalmente, da organização dos trabalhos e preparo da equipe da Central de Material Esterilizado. Infelizmente os administradores hospitalares e a diretoria, talvez por desconhecimento da fundamental importância deste setor, ou à falta de divulgação dos próprios profissionais que atuam nesta área, não dêem a real importância a Central de Material Esterilizado. A CME é a unidade base de referência de um hospital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo