Pesquisar

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Começa o workshop de planejamento estratégico


Na quinta-feira(02/12) começou o Workshop de Planejamento Estratégico do Hospital Presbiteriano Dr. Gordon, voltado para as ações de 2011 a 2015.
Realizado no Hotel Gelps pelo consultor Eliézer Arantes(foto), autor do livro: "Gestão Estratégica de negócios", o workshop reuniu os 35 líderes do HPDG, entre eles: conselheiros, diretores, gestores e assessores.

"Desnecessário se faz enfatizarmos a importância deste encontro, uma vez que o HPDG busca novos horizontes para tornar-se sustentável. É o momento de refletirmos sobre este cenário de mudanças, em que as instituições sem fins lucrativos estão inseridas, sobretudo, com a regulamentação da nova Lei da Filantropia", afirma Elézer Ataídes, Diretor Geral do HPDG em sua carta de apresentação da apostila do evento.

O workshop vai até sábado e pretende ao final ter elaborado o plano estratégico com metas e ações bem definidas para continuar o processo de mudança da instituição.



Sobre o livro
Gestão Estratégica traz o que há de mais atual em Estratégia aplicado à realidade brasileira. Assim, em vez de recorrer a modismos ou conceitos ainda não comprovados ou simplesmente importar teorias e práticas de países cujo contexto é completamente diferente do nosso, os fundamentos da área são apresentados privilegiando-se a experiência brasileira recente. Na obra, os conceitos estudados são universais, podendo ser aplicados a todos os tipos e tamanhos de empresas. Outro mérito do livro é equilibrar a teoria com a prática, proporcionando ao leitor um entendimento integrado da Estratégia. Completo e extremamente didático, Gestão Estratégica aborda desde a motivação e conceituação da Estratégia até suas tendências e formulações mais complexas, sempre com uma grande quantidade de exemplos e aplicações e com ênfase na implementação, proporcionando ao leitor verdadeiros guias de como colocar em prática o que foi visto. Para tornar a leitura mais agradável, colaborando no aprendizado dos conceitos, a obra é fartamente ilustrada, contando com um grande número de esquemas e questões para debate, reflexão e reforço dos conceitos, além de um exclusivo Site do Livro (www.editorasaraiva.com.br/uni), à disposição dos professores da área, com vários recursos extras para facilitar ainda mais o ensino da disciplina.

Um comentário:

  1. Não pude participar do workshop por motivos de saúde, mas como fiquei quieto em casa, aproveitei e li o livro todo. Já li alguns outros sobre estratégias, mas esse realmente me prendeu a atenção, pela escrita simples e didática, muitos exemplos, e bons quadros gráficos, que facilitam bastante à compreensão de um planejamento estratégico e a sua gestão. Achei muito interessante a abordagem da teoria dos jogos com ênfase na Matriz de Jogos Estratégicos (MJE) exposto no capítulo dezessete. É um tema que penso em me aprofundar, entender um pouco mais. Recomendo a sua leitura! Parabéns ao Prof. Eliezer Arantes da Costa pela bela obra e pela sua dedicação no ensino da Gestão Estratégica. Parabenizo também à direção do HPDG pela vontade de inovação e pela realização do primeiro Workshop de Planejamento Estratégico. Que Deus abençoe tudo!

    ResponderExcluir

Arquivo