Pesquisar

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

HPDG: 75 anos de Saúde!



O Hospital Presbiteriano Dr. Gordon/Hospital Evangélico de Rio Verde  (HPDG) completou no mês de setembro 75 anos e comemorou na última quinta-feira, 27, com a presença de várias autoridades políticas, membros do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), Conselho Deliberativo, Médicos do Corpo Clínico, Colaboradores e pastores da região.
O culto iniciou com uma apresentação do coral de colaboradores do HPDG e deu continuidade com a palavra do Reverendo Juarez Marcondes Filho, Vice-presidente da IPB, que falou da importância da criação deste hospital a região e de quando conheceu o casal Gordon.
Dr. Paulo de Tarcio, médico do hospital há 42 anos, emocionou a todos os presentes com seu discurso. “Foram palavras que acrescentaram muito a todos nós. Aprendi e me emocionei bastante com a história do HPDG narrada por alguém que participou ativamente para a manutenção dele”, o que torna o nosso “desafio” ainda maior, afirma Valdnei Oliveira, Diretor Geral do HPDG.
Durante o culto foi lida a carta enviada por Alma Gordon Dole, filha do casal fundador do hospital, hoje residente nos EUA, que em resumo, pediu que todos abraçassem a causa e motivação principal de fundação da unidade: atender às pessoas carentes. “Se trabalhamos para nós mesmos, tudo será em vão. Mas se continuarmos na visão que trouxe aquele jovem formado da Universidade de Harvard para uma pequena cidade de 5,000 habitantes, naquele interior distante do Brasil, faremos tudo para Cristo e Seu Reino. Ele é Fiel”, conclui Alma.


Elogio
No jornal O Popular do dia 28 de Setembro, foi publicada uma carta do Sr. Anézio Boaventura, de Goiânia – GO, manifestando sua satisfação pelo atendimento do hospital. Veja:

“Venho manifestar meu reconhecimento e agradecimento aos profissionais médicos, enfermeiras e toda equipe que atua na UTI do Hospital Evangélico de Rio Verde, pelo carinho e dedicação no tratamento da minha mãe que está internada pelo SUS em estado grave. Com freqüência, o que se ouve é que nas internações dos hospitais, os pacientes não são tratados com o devido carinho e dedicação”. Anézio Boaventura – Setor Sudoeste - Goiânia


Resgate histórico
 Dr. Donald C. Gordon e D. Helena Gordon foram enviados pela Igreja Presbiteriana dos EUA para a Missão Brasil Central. Mal sabiam eles que seriam precursores de um grande trabalho de cura e evangelização na cidade de Rio Verde, em Goiás. Construíram o Hospital Evangélico de Rio Verde, chamado hoje de Hospital Presbiteriano Dr. Gordon. Várias pessoas foram beneficiadas pelo trabalho deste casal e de seus seguidores. Muitas lutas, conquistas e pessoas que tiveram o corpo e a alma restaurados.
Dr. Gordon, como médico e missionário, sempre cuidou dos dois lados da saúde: a física e a espiritual. O que nos remete ao objetivo principal de todo nosso trabalho - Salvar vidas como um todo: espírito e corpo.
Depois de mais de sete décadas os trabalhos guiados por Deus e iniciados pelo casal Gordon continuam a serem efetuados. O hospital é uma entidade de caráter filantrópico, classificado como hospital de médio porte, e formado por unidades de internação com 118 leitos. Sendo que seu sistema comporta uma unidade de pronto atendimento, responsável pelo maior número de atendimentos da região, abrangendo 27 municípios. Ele mantém uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI); centro cirúrgico bem equipado e ainda um centro obstétrico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo