ALMA CARITA DAUGHERTY GORDON, querida educadora, missionária e defensora da saúde comunitária, morreu pacificamente na noite de 21 de julho de 2024, em Anderson SC, após um bom dia curtindo as pessoas e lendo.
Alma nasceu em 4 de dezembro de 1933, em St. Louis MO, filha de Milton e Carrie Daugherty. Ela se tornou uma viajante do mundo ainda jovem, conhecendo seu futuro marido em uma estrada poeirenta do interior do Brasil, quando tinha quatro anos. Em 1956, após se formar em enfermagem pela Universidade de Connecticut, Alma casou-se com Alan Gordon e voltou dos Estados Unidos para o Brasil. Quando perguntado: “Onde fica a casa?” ela disse: “Lar são ambos os lugares. Mas você poderia dizer que o Brasil é o lar do meu coração. [Alan] nasceu lá e eu cresci lá. O Brasil nunca saiu do coração dele, e meu coração nunca saiu do dele.”
No Brasil, serviram como missionários médicos no Conselho Missionário da Igreja Presbiteriana (EUA), primeiro no Hospital Evangélico de Dourados MS (1972-1979), onde Alma fundou e dirigiu uma escola de enfermagem, e mais tarde na Clínica Bom Samaritano na mega -cidade de São Paulo (1979-1997), período em que Alma concluiu o mestrado em Educação em Enfermagem. Ao longo de seu ministério, Alan e Alma investiram de todo o coração na saúde pública e na igreja brasileira. Eles treinaram muitos missionários brasileiros compartilhando seus conhecimentos e experiências de adaptação transcultural e famílias saudáveis.
Alma, que amava o oceano, e Alan, que amava Alma, retiraram-se para a cidade litorânea de Mongaguá, Brasil, em 1997, onde desfrutaram da igreja e de muitas reuniões familiares. Em 2000 eles se mudaram para Winter Park, Flórida. A partir daí, eles compartilharam e desfrutaram da cultura local, desde os eventos da Disney World até os eventos do Rollins College. Durante esses anos, eles cantaram no coral da igreja e viajaram para vários países ao redor do mundo. Em 2010, após a morte de Alan, Alma mudou-se para uma casa de repouso em Anderson, SC, para ficar perto de sua filha mais velha, Sylvia Woodall. Ela era ativa na Igreja Presbiteriana Central, onde serviu como anciã, professora da Escola Dominical e defensora de missões internacionais.
Um garoto missionário de quarta geração, Alma publicou “Don’t Pig Out on Junk Food” em 1993 sobre o assunto de famílias missionárias que preparam seus filhos para a reentrada nos EUA. Em 1999, ela escreveu uma série de histórias verdadeiras sobre suas filhas intitulada “Era uma vez”. E em 2014, para inspirar e encorajar os seus netos, ela publicou “Joy Along the Way” partilhando gerações de herança familiar repleta de lições de vida que ela e Alan aprenderam.
Alma era caracterizada por um interesse alegre por todos que estavam ao seu redor e por um amor devotado pela Palavra de Deus e pelo povo de Deus. Alma era amada e admirada por seus irmãos Dale e Chuck Daugherty, bem como por seu genro Bill Dodson, que a precedeu na morte. Ela deixa 6 filhas e 5 genros: Sylvia & Hunter Woodall (Anderson SC), Sonia & Steve Dettweiler (Nigéria), Sandra Dodson (Titusville FL), Simone & Matthew McKinnon (Mount Holly NJ), Joy & Kevin Decker (Huntersville NC) e Susan e Dennis Walters (Duncanville TX). Ela deixa um legado de amor e fidelidade aos seus 18 netos, 1 bisneto e muitos amigos queridos ao redor do mundo que sentirão sua falta.
A
família realizará uma celebração de sua vida na quinta-feira, 15 de agosto de
2024, às 11h, na Igreja Presbiteriana Central em Anderson, SC. Em vez de
flores, a família solicita que as doações sejam feitas para a Igreja Presbiteriana
Central (Fundo de Missões Internacionais), 1404 North Boulevard, Anderson, SC
29621.
Nenhum comentário:
Postar um comentário