Pesquisar

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

HPDG faz homenagem ao Dr. Benjamin Spadoni

No dia 16 de setembro, em meio as comemorações de 73 anos do HPDG, em uma cerimônia, Dr. Benjamin Spadoni foi homenageado, dando seu nome ao Centro Cirúrgico. Sua esposa, filhos,amigos, corpo clínico do HPDG, Diretor Geral e Diretor Técnico estavam presentes no descerramento da placa. O momento foi marcado por emoção e agradecimento.

Saiba mais sobre o Dr. Benjamin Spadoni

Seu relacionamento com o Hospital Presbiteriano Dr. Gordon iniciou antes mesmo de se formar médico. Em suas férias da faculdade, Benjamin vinha para Rio Verde trabalhar e aprender o ofício de médico com Dr. Gordon e Dr. Carlos Patrício.

Logo que se formou em Medicina, pela Universidade Federal do Paraná em dezembro de 1962, mudou-se para Rio Verde, juntamente com sua esposa Nelci Spadoni, em janeiro de 1963 para trabalhar no Hospital Evangélico. Nesta época o hospital contava com 20 leitos, divididos em 3 enfermarias: masculina, feminina e pediatria.

Nos anos de 1966 e 1967 foi enviado pela Missão Presbiteriana do Brasil Central ao Saint Francis Hospital in Whichita, Kansas, para estudar Patologia e Citologia. Tal fato foi importante para o Hospital para fortalecer ainda mais os exames realizados do laboratório. No período que residiu nos EUA, foi aprovado no ECFMG (Educational Commission for Forein Medical Graduates) exame que habilita o médico estrangeiro a praticar a medicina nos EUA.


Quando retornou ao HERV, foi professor da Escola de Enfermagem Cruzeiro do Sul por longos anos. Assumiu a Direção do Hospital por 25 anos, alternando a mesma com os médicos Dr. Paulo de Tárcio Álvares e Dr. José Marques Ferreira. Neste período foi construída a ala nova do hospital. Isto se deu na década de 1970.

Quando a Missão Presbiteriana do Norte dos Estados Unidos se retirou do Brasil, as doações americanas destinadas ao hospital cessaram e por isso tornou-se necessário credenciar o hospital ao INPS e também de criar o Serviço Social nos moldes do Hospital São Camilo (SP) e do Hospital Geral de Goiânia.

Foi um dos idealizadores e motivador da construção da UTI neste hospital. Nos anos que dedicou ao hospital exerceu a medicina com dignidade e excelência principalmente como cirurgião, palavra com a qual gosta de se apresentar. Sem dúvida, é difícil separar sua imagem de médico e cirurgião. Sua habilidade é reconhecida pelos colegas, motivo pelo qual nomeamos o Centro Cirúrgico em sua homenagem.

Trabalhou no HPDG até 2002, totalizando 39 anos de dedicação exclusiva ao hospital. É membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, assim como anestesista certificado pela Associação Brasileira de Anestesiologia. Foi Diretor Presidente da FESURV e professor de Filosofia no curso de Ciências Contábeis na referida instituição. Mestre em Educação Religiosa pelo Instituto Andrew Jumper da Universidade Presbiteriana Makenzie. Defendeu a dissertação sobre Tratamento da Dependência por Drogas. Atualmente é tutor do curso de Medicina da UniEvangélica em Anápolis, onde também exerce a medicina no ambulatório da Missão Vida.

Veja as fotos:

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Primeira reunião ordinária da CIPA

Composição da CIPA 2010/2011


Na terça-feira, às 14h, deu-se início aos trabalhos da CIPA, gestão 2010/2011. A reunião começou com a saudação da presidente Mylla Guimarães, agradecendo a presença de todos os cipeiros, valorizando cada um.

A presidente ressaltou ainda a importância do mapa de riscos, e deixou claro ser a primeira ação dessa gestão da CIPA. Para tal, foi marcado uma reunião na próxima semana, para definição de tarefas e objetivos em relação ao mapa.

Outro tema bastante discutido foi a Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (SIPAT), que acontecerá em meados de novembro.

O secretário dessa gestão, Tonny M. Joferrci, informou aos outros cipeiros sobre duas reuniões que ele e a presidente realizaram pela manhã, uma com o Diretor Geral, Elézer Ataídes, e outra com o Gerente Operacional, Waldir Capucci. De acordo com ambos, a CIPA terá total apoio da direção do hospital para realizar suas ações. Para tal será apresentado um projeto estratégico em relação a orientação e prevenção dos acidentes.


HPDG comemora Dia da Secretária

Antecipando o Dia da(o) Secretária(o), o Hospital Presbiteriano Dr. Gordon comemorou a data na terça-feira (28) em seu Culto semanal.
Os secretários foram presenteados com CD's de títulos variados e uma mensagem assinada pelo próprio Diretor Geral, Elézer Ataídes: "Uma boa secretária faz a sua atuação refletir em todos os setores. Por isso, o sucesso do nosso hospital também lhe pertence!".

Secretários, Elézer Ataídes - Diretor Geral e Rev. Eudóxio.


A Coordenadora das Recepções do HPDG, Suely Rocha(foto), colaboradora há mais de 20 anos, afirma: "adoro trabalhar nessa empresa. Aqui somos valorizados como pessoa e funcionário. Estamos recebendo nossos salários no primeiro dia do mês e temos motivação para agir e fazer sempre o melhor. Muitas mudanças estão ocorrendo, como padronizações de serviço e melhora na qualidade do atendimento, estou muito confiante no futuro do hospital".






quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Hospital Evangélico festeja seus 73 anos

Mesa diretiva da cerimônia de comemoração dos 73 anos do HPDG

A história iniciada na década de 1930 pelo casal americano Donald e Helena Gordon foi lembrada durante toda a semana com uma programação que incluiu simpósio, homenagens e culto de Ação de Graças


Veja aqui as fotos do evento


Foi o casal Donald e Helena Gordon que iniciou a história do mais tradicional hospital de Goiás. Missionários, vieram para o Brasil enviados pela Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos para a Missão Brasil Central. De lá para cá, a instituição tem superado obstáculos, feito grandes conquistas e atualmente figura entre as mais respeitadas do Estado.


Um complexo sistema, responsável pelo maior número de atendimentos da região: pelo ao menos 600 mil habitantes, oriundos de 27 municípios, são atendidos pelo Hospital Evangélico, cujo nome oficial é Hospital Presbiteriano Doutor Gordon (HPDG).


Para homenageá-lo, vieram pessoas de várias localidades. O presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, Roberto Brasileiro Silva, conselheiros, pastores, autoridades, direção, dentre outros, marcaram presença durante a semana de festividades iniciada dia 13 com um simpósio onde a multidisciplinaridade na área da saúde foi debatida.


A programação reservou ainda homenagens, apresentações culturais e foi encerrada dia 17 com um culto de Ação de Graças. O reverendo Eudóxio Santos, capelão do Hospital, conduziu a cerimônia convidando todos a refletirem sobre a importância da instituição e a vitória que é estar completando mais de sete décadas de fundação.

Elézer Ataídes, diretor geral do HPDG, falou sobre o respeito que o hospital tem conquistado ao longo dos anos e agradeceu colaboradores, médicos, enfermeiras e parceiros pelo compromisso com a consolidação do Evangélico.

Relembrando a história do hospital, o presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, Roberto Brasileiro Silva, parabenizou o trabalho dos dirigentes do HPDG, enaltecendo a grande dedicação de corpo administrativo e técnico para torná-lo cada dia mais forte.


O hospital foi homenageado também pelo presidente do Conselho Deliberativo, reverendo Paulo Pena, pelo presidente da Agência Presbiteriana de Missões Transculturais, reverendo Obedes Ferreira da Cunha Júnior, pelo secretário executivo da Agência Presbiteriana de Missões Transculturais, reverendo Marcos Agripino, pelo superintendente de Controle e Avaliação Técnica de Saúde, Hélio de Freitas, que representou a secretária estadual de Saúde, Irani Ribeiro, e pelo secretário municipal de Saúde, Paulo do Vale.


Em seus discursos, a satisfação de poder contar no município com uma instituição como o HPDG. Classificado como de médio porte o hospital é formado por unidades de internação com 118 leitos, uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), centro cirúrgico, centro obstétrico, serviço auxiliar de diagnóstico e terapia, setor de radiologia com aparelhos de Raios- X, litotripsia, mamografia, tomografia computadorizada e ultra-sonografia, além de setor de análises clínicas. Tem parcerias para realizar serviços de diálise peritoneal e hemodiálise e de procedimentos em hemodinâmica.



Pop List – Graças a esta estrutura e a qualidade dos serviços oferecidos, a marca foi apontada, pelo segundo ano consecutivo, como a mais lembrada do segmento – foram 58,8% de share of mind, recebendo na semana em que completa 73 anos, o troféu Pop List. Outras boas notícias recebidas nas comemorações do aniversário foram o recebimento de recursos doados pelo Banco Real e a assinatura de um convênio com a Prefeitura Municipal de Rio Verde.


Todo esse reconhecimento da sociedade emocionou o público que acompanhou a semana de atividades. A musicista Déa Moura Alvares disse que o evento faz jus a cidade de Rio Verde “pois mostra a face mais bonita da área da saúde em nossa cidade”. Estudante de Enfermagem, Luciene de Carneiro, também aprovou. Para ela a iniciativa aproxima as pessoas do Hospital. “ E para nós, que estamos aprendendo, foi uma oportunidade de adquirir mais conhecimentos”.




Fonte: PopList 2010


Galeria de fotos:

2º Simpósio de Saúde


Feira de Talentos


Culto e Almoço para funcionários


Cerimônia de aniversário


Para ter essas fotos em alta resolução, entre em contato com o departamento de marketing através do e-mail: marketing@herv.org.br.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Simpósio abre comemoração dos 73 anos do Hospital Evangélico


A 2ª edição do Simpósio da Saúde abriu ontem (13) a programação em comemoração aos 73 anos do Hospital Presbiteriano Dr. Gordon. O evento teve a presença do reverendo/doutor Eudóxio Mendes dos Santos Júnior, que leu um trecho da carta de São Paulo aos Coríntios, ressaltando a principal razão da construção do Hospital Evangélico pelo casal de missionários, Donald C. Gordon e Helena Gordon, enviados para o Brasil pela Igreja Presbiteriana dos EUA para a Missão Brasil Central. O reverendo lembrou ainda que o HPDG também está festejando neste mês os 36 anos de implantação do setor de pediatria.

O diretor geral Elézer Alves de Ataídes comemorou com os participantes o momento favorável vivenciado pelo Hospital, que fechou o balanço mensal com lucro. Elézer Ataídes afirmou que o mérito é das pessoas que trabalham com o propósito de erguer a instituição. “Estamos imbuídos em uma causa: ver o HPDG cada dia mais forte e melhor”, declarou.

Em seguida, deu as boas-vindas ao público o diretor técnico do Hospital, o médico Aécio de Barros. A palestra de abertura foi proferida pela enfermeira/doutora Sandra Brunini que abordou o tema “O Cuidar em Saúde”. Após, foi realizado uma mesa redonda sobre cuidados de saúde da infância e adolescência com a presença da enfermeira Magali F. Busanelo, do médico Dr. Paulo de Tárcio (HPDG) e da psicóloga Cristina Ruiz.

Hoje, dia 14, o Simpósio terá início com a mesa redonda “Cuidados de Saúde do Idoso” que será coordenada pela enfermeira Vandiara (Abal) tendo como debatedores o médico Dr. Richard (HPDG), a psicóloga Telma (Fesurv) e a fisioterapeuta Dra. Rejane (Abal). Encerrando a programação do evento palestra com o tema “O Sacerdócio do Profissional da Saúde”, com o médico Dr. Benjamin Spadoni, da Unievangélica.


Festividade segue até dia 17

Além do Simpósio, a comemoração dos 73 anos do Hospital Evangélico terá ainda nos dias 15 e 16 atividades internas e na sexta-feira, dia 17, uma programação especial com direito a bolo de aniversário e culto. São esperadas as presenças do governador de Goiás, Alcides Rodrigues, da secretária estadual da Saúde, Irani Ribeiro, do prefeito de Rio Verde, Juraci Martins, do secretário municipal de Saúde, Paulo Faria do Vale, dos diretores do HERV, senadores, deputados, prefeitos de cidades da região, presidentes de entidades e muitos outros convidados.


Em breve a cobertura fotográfica do evento em nossa galeria!


Confira a programação completa dos 73 anos



quinta-feira, 9 de setembro de 2010

É lançado o Manual do Paciente!


No mês de setembro, após o empenho de vários departamentos do HPDG, foi lançado o Manual do Paciente, documento que torna público as normativas e regulamentações internas.
"A medida serve para evitar transtornos durante a internação. Tudo o que fazemos, é pensando no bem estar de nossos pacientes", afirma o Gerente Operacional, Waldir Capucci.

Confira aqui o Manual do Paciente na versão digital.



quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Hospital Evangélico de Rio Verde completa 73 anos


Os 73 anos de história da instituição serão comemorados com uma programação

diversificada que inclui simpósio para profissionais e estudantes, homenagens e o tradicional bolo de aniversário


Confira a programação completa


Um dos mais conhecidos de Goiás, o Hospital Evangélico de Rio Verde completará mais de sete décadas de história. A data será lembrada pela direção da instituição com uma programação diversificada que terá início no dia 13 de setembro com o simpósio “O Cuidado Multidisciplinar de Saúde”, seguindo com homenagens e finalizando no dia 17, com a presença dos diretores do HPDG, do governador Alcides Rodrigues, do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, da secretária estadual da Saúde, Irani Ribeiro, do prefeito de Rio Verde, Juraci Martins, prefeitos de diversas cidades da região, presidentes de entidades, dentre outros.

História

A história do Hospital Evangélico, chamado hoje de Hospital Presbiteriano Dr. Gordon, teve início na década de 30 com a vinda do casal americano Donald C. Gordon e Helena Gordon enviados para o Brasil pela Igreja Presbiteriana dos EUA para a Missão Brasil Central.

Em Rio Verde construíram o Hospital Evangélico beneficiando várias pessoas com esta iniciativa. Médico e missionário, dr. Gordon sempre cuidou dos dois lados da saúde: a física e a espiritual, passando a ser este o objetivo principal do trabalho desenvolvido pelo hospital: Salvar vidas como um todo: espírito e corpo.


Em números

O Evangélico é uma entidade de caráter filantrópico, classificado como hospital de médio porte e formado por unidades de internação com 118 leitos. Seu sistema comporta uma unidade de pronto atendimento, responsável pelo maior número de atendimentos da região, abrangendo 27 municípios e uma população de 600 mil habitantes, uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI); centro cirúrgico bem equipado e ainda um centro obstétrico.

A instituição dispõe de serviço auxiliar de diagnóstico e terapia, mantendo o setor de radiologia com aparelhos de Raios-x, litotripsia, tomografia computadorizada e ultra-sonografia e o setor de análises clínicas. Tem ainda parcerias para realizar serviços de diálise peritoneal e hemodiálise e de procedimentos em hemodinâmica.


Responsabilidade Social

O hospital também mantém um serviço social, com profissionais da área, que assiste pessoas carentes de todo o Sudoeste do Estado, encaminhando-as para atendimento médico, hospitalar e exames complementares. A remuneração dos serviços médicos hospitalares pelos assistidos é de acordo com a classificação do paciente, podendo até ser gratuita. Complementando a missão social do hospital, é mantida uma creche gratuita para os filhos de seus colaboradores e o Projeto Pão da Vida, que é uma parceria com a Missão Presbiteriana Americana e consiste na doação de cestas básicas a 100 famílias carentes.


Conquistas

Em 1975, a Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos doou o hospital para a Igreja Presbiteriana do Brasil, que é representado pelo Conselho Deliberativo com as seguintes instituições: Supremo Concílio da IPB, Sínodo Sudoeste de Goiás, Presbitério Sudoeste de Goiás, e as cinco Igrejas Presbiterianas de Rio Verde.

Em 1997 o Reverendo Eudóxio Santos foi enviado aos EUA para restabelecer esta parceria que tem se consolidado ao longo dos anos. Em 2000, oito igrejas da PC da Carolina do Norte, Estados Unidos, fizeram uma doação para a construção da Capela do Hospital e dezenas de outras parcerias foram firmadas para o crescimento da instituição.

Em 2001, vieram 42 norte-americanos de oito igrejas presbiterianas da Carolina do Norte, os quais construíram a Capela do hospital, que se tornou um marco físico da presença do evangelho na instituição. A Capelania do Hospital tem 60 voluntários para o trabalho de visitação e evangelização, que são treinados e assistidos pelo capelão, Rev. Eudoxio.

Arquivo