Pesquisar

terça-feira, 22 de março de 2011

Brinquedoteca terapêutica - "Jornal Dinâmico"

Por Camilla Paes Leme e Lidiane Guimarães
Da redação do Jornal Dinâmico (www.jornaldinamico.com.br)

Foi inaugurado no dia 16/03 no Hospital Presbiteriano Dr. Gordon, a Brinquedoteca Hospitalar. O evento contou com a participação de algumas autoridades políticas e eclesiásticas. Segundo Joel Spadoni, especialistas em psicologia hospitalar, o objetivo da brinquedoteca é oferecer um espaço lúdico para criança internada, onde elas possam aliviar as ansiedades da internação.
A iniciativa foi da psicóloga especialista em psicologia hospitalar, Sumaia Melo, que pesquisou alguns projetos parecidos e buscou patrocínios para realização da obra. Uma lei sancionada ainda no governo Lula obriga todos os hospitais do Brasil que tenham o serviço de pediatria a ter uma brinquedoteca, assim o projeto que já era desejo de Joel virou uma realidade.
Na Brinquedoteca, as crianças terão duas atividades diferentes. Quando a psicóloga estiver na brinquedoteca o objetivo é terapêutico, cuidar e prestar uma assistência psicoterapêutica. Já a brinquedista realizará um trabalho de recreação, com muita brincadeira e diversão.
O objetivo de separar as funções é oferecer dois atendimentos específicos, pois crianças que estão com o nível alto de ansiedade, só recreação não é suficiente. “A ludoterapia é uma forma de terapia através dos brinquedos, bastante utilizada na infância, a psicóloga fará a terapia para reduzir a ansiedade ou para elaborar todo aquele problema que a criança está vivendo”, explica Joel.
Sumaia irá realizar uma triagem no hospital, visitando diariamente os pacientes e identificando o nível de ansiedade de cada criança, se é um trauma emocional em função da internação ou reação da criança diante da internação. A escolha dos brinquedos foi feita de maneira conjunta e pensada. “Escolhemos os brinquedos de acordo com as atividades que serão desempenhadas na Brinquedoteca. Como temos dois objetivos que é a recreação e a terapia alguns brinquedos serão destinados aos momentos terapêuticos e outros aos momentos de recreação”, argumenta Spadoni.
A sala tem capacidade de atender seis menores simultaneamente e ainda oferece atividades para os pais ou responsáveis. Os acompanhantes poderão fazer bordados, pintura e assistir a filmes no local.  O atendimento será de segunda a sexta feira. A terapeuta estará atendendo o dia todo e a brinquedista no período vespertino, porém com horários pré-estabelecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo